9.7.16

Escaparate

Mais um móvel encontrado à beira do caixote do lixo. Desta vez foi no Algarve, na zona de Loulé. No mesmo sítio, uns anos depois, os meus filhos recolheram um computador portátil que apenas tinha a bateria avariada. Mas um computador, para mim, não é algo que me interesse reciclar ou, como dizem os americanos, upciclar. Upcycle é um termo novo (?) que  significa dar um upgrade e um ar mais actual a algum produto já usado.

Bem, conversas à parte, tratei de recolher o escaparate. Fiquei super contente porque me pareceu logo que podia fazer dele algo lindíssimo. Como se vê, é um modelo que não encontramos muito por aí.


Aqui o escaparate ainda não tinha sido lavado nem lixado. Deve ter estado alguns anos numa cozinha e estava cheio de gordura. Se tivesse começado a passar a lixa, não tinha tido êxito. É que a gordura agarra-se à lixa  e estraga-a logo de início. Foi preciso lavar o móvel com detergente da loiça e só depois, quando estava seco, lixar toda a superfície. Como sempre, usei lixa mais grossa para retirar os restos de sujidade e alguma gordura que tenha ficado mais entranhada na madeira. Depois usei uma lixa mais fina para tornar a madeira mais suave ao toque. E o aspecto final é o seguinte.




Sem comentários: