31.7.16

Em recuperação...

A poltrona já começou a ser arranjada. Está a dar muito trabalho mas é preciso continuar. De momento tenho outros trabalhos e a "coisa" está ali para um canto.

De momento estou apenas a retirar o tecido velho para depois ver em que estado está a espuma. Se estiver muito fina e a desfazer-se, ponho espuma nova. Se não, mantenho-a e forro com tecido novo. Esta é a parte mais difícil. Há quem forre com tecido novo por cima do velho. Por mim, retirava até a espuma e restaurava a partir da estrutura de madeira. É o ideal porque a espuma, quando fica velha, esfarela-se. Mas podemos poupar imenso só forrando com tecido novo.

Fotográfo cada parte de tecido que retiro para saber como estava feito. Cada poltrona foi estofada ou forrada duma forma diferente, daí que seja necessário ter registos das etapas.

Já comprei o tecido que vou usar na nova poltrona.







Ainda para recuperar

Uma mesa antiga em madeira maciça, com gaveta. Tinha um tampo em aglomerado de madeira, todo desfeito. A minha irmã encontrou esta tábua de madeira e trouxe-me para servir de tampo para a mesa.


Quadros e telas

Guardei algumas das camisolas da minha filha mais nova porque gostava muito delas. Afinal fizeram uns quadros bem engraçados e alegres. Coloquei a camisola em cima duma tela, agrafei atrás e cortei o excesso.

Uma das placas foi pintada com uma frase que a minha filha quando se despede para ir dormir: "Boa noite, bons sonhos, até amanhã."





Também aproveitei uma placas de madeira que apanhei dum imóvel em demolição. Penso que era uma casa onde se faziam trabalhos em  madeira e onde também existiam uma peneiras ou crivos do tamanho duma janela (que também trouxe). Acabei por pintá-las e pendurar no quarto das minhas filhas.






Móvel recuperado

Mais um móvel recuperado e que, para já, não tem sítio cá em casa.
Os pés foram adicionados e são do Leroy Merlin.


9.7.16

Cabide

Retirei apenas a parte da frente duma gaveta duma cómoda. Nem sempre se encontram móveis completos no lixo e, por, isso, é preciso sermos criativos. Adorei o florão central à volta do buraco da fechadura, sem saber o que fazer com isto.

Mais tarde lá me surgiu a ideia de transformar num cabide.

Serrei as laterais para que ficasse do tamanho que eu queria, mas também para apagar algumas imperfeições. Lixei e pintei. Voltei a lixar com arame de lavar tachos. Dá um aspecto mais antigo e shabby.

Os metais foram pintados com spray próprio para metais. Felizmente não tive de gastar dinheiro. O meu marido tinha comprado o spray para proteger umas peças do carro, quando teve de arranjá-lo.

Estou feliz com o resultado mas ainda não decidi onde o colocar cá em casa.


Prateleira-gaveta

Era uma gaveta.
Primeiro desmontei o fundo da gaveta para forrar com papel.
Depois passou todo o processo: limpar, lixar, envernizar.  No final coloquei o fundo com o papel colado e pendurei.


Escaparate

Mais um móvel encontrado à beira do caixote do lixo. Desta vez foi no Algarve, na zona de Loulé. No mesmo sítio, uns anos depois, os meus filhos recolheram um computador portátil que apenas tinha a bateria avariada. Mas um computador, para mim, não é algo que me interesse reciclar ou, como dizem os americanos, upciclar. Upcycle é um termo novo (?) que  significa dar um upgrade e um ar mais actual a algum produto já usado.

Bem, conversas à parte, tratei de recolher o escaparate. Fiquei super contente porque me pareceu logo que podia fazer dele algo lindíssimo. Como se vê, é um modelo que não encontramos muito por aí.


Aqui o escaparate ainda não tinha sido lavado nem lixado. Deve ter estado alguns anos numa cozinha e estava cheio de gordura. Se tivesse começado a passar a lixa, não tinha tido êxito. É que a gordura agarra-se à lixa  e estraga-a logo de início. Foi preciso lavar o móvel com detergente da loiça e só depois, quando estava seco, lixar toda a superfície. Como sempre, usei lixa mais grossa para retirar os restos de sujidade e alguma gordura que tenha ficado mais entranhada na madeira. Depois usei uma lixa mais fina para tornar a madeira mais suave ao toque. E o aspecto final é o seguinte.